Conselho Consultivo de Divulgação defende benefícios da governança corporativa
Informe técnico: As preocupações de que a governança superenfatiza o desempenho a curto prazo são exageradas
PR Newswire
NOVA YORK

O Conselho Consultivo de Divulgação da PR Newswire, um conselho de 15 pessoas formado por líderes das comunidades corporativas, regulamentadoras, de investimentos, de notícias e acadêmicas, anunciou hoje suas recomendações de 2007 para a divulgação e governança corporativas.

  (Foto:  http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20070215/NYTH116 )
  (Logo:   http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20000306/PRNLOGO )

Através de um informe técnico, com o título "Orientações para Investidores & Analistas: Quanta Informação é Suficiente?", o Conselho defende que a governança é benéfica, da mesma forma, tanto para a companhia quanto para o investidor, e deveria ser a base para todas as políticas de divulgação corporativa.

"Nós do Conselho Consultivo de Divulgação acreditamos que a governança clara e coerente apresenta benefícios significativos para o mercado global e deveria ser uma prática adotada por todas as companhias abertas", disse Mark Hynes, Diretor Gerente dos Serviços de Relações com os Investidores Globais para a PR Newswire e um dos membros do Conselho Consultivo de Divulgação. "Para os investidores, a governança proporciona uma visão de 360 graus de uma companhia e ajuda a criar um mercado de investimentos bem informado. Para as companhias, uma combinação de orientações qualitativas e quantitativas proporciona o meio para a comunicação clara dos objetivos e principais acontecimentos da companhia, tanto no curto quanto no longo prazo".

"Seguindo estas afirmações, o Conselho Consultivo de Divulgação defende uma abordagem mais completa da governança corporativa que proporcione uma perspectiva estratégica da 'visão geral' - uma que transcenda as diretrizes regulamentares e de cumprimento e que ofereça aos investidores, grupos de interesse e ao público em geral, uma descrição verdadeiramente precisa de uma companhia", acrescentou Hynes.

As recomendações específicas contidas no informe técnico do Conselho Consultivo de Divulgação incluem:

* Todas as companhias - grandes ou pequenas - devem divulgar governança regularmente. Entretanto, a governança não é uma proposição de tudo ou nada. Nem toda governança serve para todos.

* A governança deve fornecer comunicação clara e coerente sobre toda a companhia. Deve levar em consideração medidas qualitativas e quantitativas e conter informações específicas tanto da companhia quanto da indústria.

* As preocupações de que a governança superenfatiza o desempenho a curto prazo são exageradas. Os benefícios da governança superam em muito os riscos percebidos.

* Na medida em que os mercados financeiros mundiais se convergem e mais companhias contemplam participação nas bolsas de valores fora dos Estados Unidos, a governança robusta irá proporcionar aos investidores informações comparáveis, com as quais poderão avaliar os emissores. As companhias americanas que querem competir pelos investimentos globais de capital, deverão considerar o tipo de divulgação que irá colocá-las à altura das companhias baseadas em outros lugares.

* A queda da cobertura no lado dos vendedores (sell-side) está criando uma oportunidade para a maior comunicação feita pelas companhias abertas. Conforme uma pesquisa feita pelo National Investor Relations Institute, cerca de 35% das companhias da NYSE e da NASDAQ não têm cobertura de analistas.

* Uma divulgação mais completa pode combater o interesse de fundos especulativos indesejáveis. As companhias que se preocupam com a volatilidade potencial que os fundos especulativos podem criar, poderão impedir o comportamento destes fundos com melhor governança.

* Governança apropriada permite que as companhias se beneficiem de avaliações de preço mais justas e custos de capital mais baixos.

* Ao longo do tempo, uma boa divulgação levará a integridade de volta para o mercado.

Para saber mais sobre o Conselho Consultivo de Divulgação e solicitar uma cópia completa do informe técnico, visite o endereço: http://disclosureadvisoryboard.mediaroom.com/. Visite o blog de Mark Hyne, no endereço: http://transparencymatters.blogspot.com/.

Anna Sussman, Diretora de Relacionamento com Investidores e Comunicações Corporativas da Pharmion Corporation e membro do Conselho Consultivo de Divulgação, concluiu, "Toda companhia aberta tem que determinar a melhor maneira de contar sua história para o mundo lá fora. Os fatores que afetam os negócios da companhia e sua indústria devem claramente impulsionar as comunicações com os investidores. É por isso que recomendamos uma abordagem mais completa da governança corporativa. Não importa o quanto o mercado ou as regulamentações mudem, a governança permite que as companhias exerçam controle sobre como sua visão e estratégia são entendidas pelos investidores".

Sobre o Conselho Consultivo de Divulgação

O Conselho Consultivo de Divulgação foi formado pela PR Newswire em junho de 2006 para avaliar e comentar o estado da divulgação e transparência corporativas. Formado por 15 indivíduos que juntos somam 450 anos de experiência com regulamentações e cumprimento, o objetivo do Conselho é debater as questões atuais de divulgação e governança e, com base nestas discussões, propor as "melhores práticas" para a elaboração melhorada de relatórios financeiros e corporativos. O Conselho Consultivo de Divulgação acredita que a comunicação - divulgação e transparência - é vital para reconquistar o apoio do público.

Além de Hynes e Sussman, os membros do painel são: John Bierbusse, Diretor Corporativo e ex-Analista de Pesquisas Patrimoniais da A G Edwards; Janet Fisher, sócia, Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP; Valerie Haertel, VP/diretora de Relacionamento com Investidores, Medco Health Solutions, Inc.; Jerry Hostetter, VP/Diretor de Relações Públicas e Relacionamento com Investidores, Smithfield Foods Inc.; Deborah Kelly, sócia, Genesis Inc.; Jack L. Kelly, co-Diretor, equipe de pesquisa industrial, Goldman Sachs; Mary Beth Kissane, Presidente e fundadora, Corporate Perception Research; Sam Levenson, VPS Relacionamento com Investidores, Sony Corporation of America; William A. Relyea, Diretor Gerente, H.C. Wainwright & Co., Inc.; Diane Salucci, VPS, Bear Wagner Specialists LLC; Kurt Stocker, membro da diretoria executiva da NYSE Regulation, Inc. e Presidente do New York Stock Exchange Individual Investors Advisory Committee; Louis M. Thompson, Jr., sócio da Genesis Inc., Diretor Gerente da Kalorama Partners, e ex-CEO, Presidente e membro do Conselho do National Investor Relations Institute.

Sobre a PR Newswire

A PR Newswire Association LLC (http://www.prnewswire.com/) presta serviços de distribuição eletrônica, direcionamento para mercado, medição e broadcast em nome de dezenas de milhares de corporações, órgãos governamentais, associações, organizações trabalhistas, entidades sem fins lucrativos e outros clientes em todo o mundo. Ao usar a PR Newswire, estas organizações atingem uma variedade de públicos críticos, inclusive a mídia de notícias, a comunidade de investimentos, os responsáveis pelas decisões de governo e o público em geral com suas notícias de texto integral sobre acontecimentos, atualizadas em cada momento.

Constituída em 1954, a PR Newswire tem escritórios em 11 países e envia rotineiramente as notícias de seus clientes para centros de divulgação em 135 países, em mais de 40 idiomas. Utilizando o que há de mais recente em tecnologia de comunicação, considera-se o conteúdo da PR Newswire como suporte essencial para os repórteres de notícias, investidores e pessoas que buscam as últimas notícias diretamente nas fontes. Entre os principais serviços prestados pela PR Newswire incluem-se: ProfNet Experts(SM), eWatch™, MEDIAtlas™, Search Engine Optimization, MediaRoom, MediaSense™, MultiVu™ e a U.S. Newswire, a proeminente agência de notícias das políticas da indústria. A PR Newswire é uma subsidiária da United Business Media plc de Londres.

  Contato:
  Rachel Meranus
  Vice-Presidente, Relações Públicas
  PR Newswire
  212.282.1929
  rachel.meranus@prnewswire.com
Foto: NewsCom: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20070215/NYTH116
http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20000306/PRNLOGO
AP Archive: http://photoarchive.ap.org/
AP PhotoExpress Network: PRN10
PRN Photo Desk, photodesk@prnewswire.com

SOURCE: PR Newswire Association LLC

CONTATO: Rachel Meranus, Vice-Presidente, Relações Públicas, PR
Newswire, +1-212-282-1929, rachel.meranus@prnewswire.com