Conselho Consultivo de Divulgação responde às recomendações da Câmara de Comércio sobre orientação de lucros
Conselho demonstra preocupação sobre a eliminação da orientação trimestral e a concentração em uma faixa anual para o LPA
PR Newswire

NOVA YORK, 21 de março /PRNewswire/ -- O Conselho Consultivo de Divulgação da PR Newswire, um conselho de 15 pessoas formado por líderes das comunidades corporativas, regulamentadoras, de investimentos, de notícias e acadêmicas, expressou preocupação de que as recomendações sobre as orientações de ganhos feitas pela Câmara Americana de Comércio possuem foco muito restrito.

  (Foto:  http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20070321/NYW025
  (Logo:   http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20000306/PRNLOGO )

Em seu relatório, com o título "Comissão para a Regulamentação dos Mercados de Capitais dos Estados Unidos no Século XXI - Relatório e Recomendações", a Câmara Americana de Comércio pede a eliminação da orientação trimestral e a confiança na faixa anual de lucro por ação (LPA) projetada como principal meio para o desempenho das estimativas. O Conselho Consultivo de Divulgação acredita que estas recomendações poderiam encobrir a transparência, caso sejam implementadas de acordo com uma abordagem de um tamanho único para todos.

Enquanto compartilha com a Câmara a preocupação sobre a lógica do curto prazo e a falsa precisão das estimativas de ganhos de ponto único, o Conselho recomenda uma abordagem mais refinada. De acordo com a visão do Conselho, as companhias deviam considerar a orientação relacionada às principais medidas qualitativas e quantitativas do desempenho da companhia e da indústria, com intervalos de tempo sob medida para suas próprias circunstâncias e estratégia de negócios. Um foco exclusivo na orientação do LPA anual -- mesmo que expresso em faixa -- negligenciaria tanto a importância para o mercado dos investidores de curto prazo, quanto os objetivos e riscos de curto e longo prazos que afetam os resultados finais. O relatório da Câmara reconhece o crescente interesse entre as companhias de fornecerem perspectivas de longo prazo para os fundamentos dos negócios. O Conselho endossa esta abordagem holística como o foco apropriado da orientação, mas não para a exclusão de perspectivas potencialmente significativas de desempenho no curto prazo.

Mark Hynes, Diretor Gerente de Serviços Globais de Relações com Investidores da PR Newswire e membro do Conselho Consultivo de Divulgação, respondeu, "Nós do Conselho Consultivo de Divulgação damos as boas-vindas à Câmara Americana de Comércio ao debate sobre a orientação, mas acreditamos que sua recomendação de que 'todas as companhias abertas devem considerar seriamente a eliminação permanente da orientação trimestral sobre o lucro por ação', vai muito além do que é necessário. Em contraste, a proposta de que as companhias devem mudar para 'orientação anual com uma faixa de valores de LPA' não vai até onde deveria ir.

"Conforme destacado pelo Conselho Consultivo de Divulgação em seu informe técnico, 'Orientação para Investidores & Análise: Quanta Informação é Suficiente?', há circunstâncias comuns nas quais as companhias deveriam usar orientação para o curto prazo. Por exemplo, os trinta e cinco por cento de companhias listadas nas bolsas NYSE e NASDAQ, que não possuem cobertura de analista, são boas candidatas a usarem a orientação trimestral para atender às necessidades dos investidores.

"Por outro lado, o Conselho possui uma visão mais ampla da necessidade da orientação a longo prazo. Traçar um quadro, a partir das revisões das estratégias e objetivos de longo prazo, das métricas e tendências da indústria, aquisições e inovações, fornece as ferramentas para melhor avaliação de uma companhia pelos investidores e analistas. Confiar simplesmente no LPA anual como marco de desempenho é muito restrito. O Conselho faz uma separação pronunciada entre meras receitas e previsões de LPA e uma orientação significativa sobre os impulsionadores dos negócios.

"Também é importante que a questão da orientação sobre ganhos não seja vista isoladamente. Existe um crescente corpo de levantamentos e pesquisas que demonstram que a orientação de ganhos a curto prazo, pode conduzir a um comportamento gerencial que se concentra no cumprimento dos objetivos de ganhos no curto prazo, às custas da concentração a longo prazo em P&D e outros objetivos de aumento de valor".

Para saber mais sobre o Conselho Consultivo de Divulgação e para solicitar uma cópia completa do informe técnico, visite o endereço: http://disclosureadvisoryboard.mediaroom.com/. Para ler o blog de Mark Hynes visite: http://transparencymatters.blogspot.com/.

Sobre o Conselho Consultivo de Divulgação

O Conselho Consultivo de Divulgação foi formado pela PR Newswire em junho de 2006 para avaliar e comentar o estado da divulgação e transparência corporativas. Formado por 15 indivíduos que juntos somam 450 anos de experiência com regulamentações e cumprimento, o objetivo do Conselho é debater as questões atuais de divulgação e governança e, com base nestas discussões, propor as "melhores práticas" para a elaboração melhorada de relatórios financeiros e corporativos. O Conselho Consultivo de Divulgação acredita que a comunicação -- divulgação e transparência -- é vital para reconquistar o apoio do público.

Os membros do painel incluem: John Bierbusse, Diretor Corporativo e ex- Analista de Pesquisas Patrimoniais da A G Edwards; Janet L. Fisher, sócia, Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP; Valerie Haertel, VP/diretora de Relações com Investidores, Medco Health Solutions, Inc.; Jerry Hostetter, VP/Diretor de Relações Públicas e Relações com Investidores, Smithfield Foods Inc.; Deborah Kelly, sócia, Genesis Inc.; Mark Hynes, Diretor Gerente de Serviços Globais de Relações com Investidores da PR Newswire; Jack L. Kelly, co-Diretor, equipe de pesquisa industrial, Goldman Sachs; Mary Beth Kissane, Presidente e fundadora, Corporate Perception Research; Sam Levenson, VPS de Relações com Investidores, Sony Corporation of America; William A. Relyea, Diretor Gerente, H.C. Wainwright & Co., Inc.; Diane Salucci, VPS, Bear Wagner Specialists LLC; Kurt Stocker, membro da diretoria executiva da NYSE Regulation, Inc. e Presidente do New York Stock Exchange Individual Investors Advisory Committee; Anna Sussman, Diretora de Relações com Investidores e Comunicações Corporativas, Pharmion Corporation; Louis M. Thompson, Jr., sócio da Genesis Inc., Diretor Gerente da Kalorama Partners, e ex-CEO, Presidente e membro do Conselho do National Investor Relations Institute.

Sobre a PR Newswire

A PR Newswire Association LLC (http://www.prnewswire.com/) presta serviços de distribuição eletrônica, serviços de direcionamento para mercado, medição e transmissão em nome de dezenas de milhares de corporações, órgãos governamentais, associações, organizações trabalhistas, entidades sem fins lucrativos e outros clientes em todo o mundo. Ao usar a PR Newswire, estas organizações atingem uma variedade de públicos críticos, inclusive a mídia de notícias, a comunidade de investimentos, os responsáveis pelas decisões de governo e o público em geral com suas notícias de texto integral sobre acontecimentos, atualizadas em cada momento.

Constituída em 1954, a PR Newswire tem escritórios em 11 países e envia rotineiramente as notícias de seus clientes para centros de divulgação em 135 países, em mais de 40 idiomas. Utilizando o que há de mais recente em tecnologia de comunicação, considera-se o conteúdo da PR Newswire como suporte essencial para os repórteres de notícias, investidores e pessoas que buscam as últimas notícias diretamente nas fontes. Entre os principais serviços prestados pela PR Newswire incluem-se: ProfNet Experts(SM), eWatch™, MEDIAtlas™, Search Engine Optimization, MediaRoom, MediaSense™, MultiVu™ e a U.S. Newswire, a proeminente agência de notícias das políticas da indústria. A PR Newswire é uma subsidiária da United Business Media plc de Londres.

  Contato:
  Rachel Meranus
  Vice-Presidente, Relações Públicas
  PR Newswire
  212.282.1929
  rachel.meranus@prnewswire.com
Foto: NewsCom: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20070321/NYW025
http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20000306/PRNLOGO
AP Archive: http://photoarchive.ap.org/
AP PhotoExpress Network: PRN6
PRN Photo Desk, photodesk@prnewswire.com

SOURCE: PR Newswire Association LLC

CONTATO: Rachel Meranus, Vice-Presidente, Relações Públicas,
PR Newswire, +1-212-282-1929, rachel.meranus@prnewswire.com